As motocicletas são máquinas relativamente simples. Em comparação com os carros, as motocicletas têm duas rodas a menos, significativamente menos eletrônicos e assim por diante. Apesar de sua simplicidade, a manutenção de motocicletas ainda é uma daquelas coisas que ficam no fundo de nossas mentes e nos incomodam constantemente. Tememos avarias, tememos grandes custos de reparo e tememos que, quando mais precisarmos de nossa bicicleta, ela não seja para nós.
Então, para limpar o espaço de quaisquer pensamentos perdidos, decidimos montar um guia completo para a manutenção de motocicletas. Tudo o que você precisa saber e voltar ao pensar em manutenção – tudo, desde a limpeza do quadro até o alinhamento da roda dianteira. Se você está procurando se livrar de um pouco de ansiedade de pilotagem e posse, aqui está tudo o que você precisa saber para manter sua motocicleta saudável e funcionando para suas necessidades e prazer diários. Quer saber mais sobre manutenções, acesse https://fortebaterias.com/
Motor
Óleo do motor
Normalmente, o óleo do motor é trocado entre 1.500 e 5.000 quilômetros ou mais ou 2 meses a 1 ano, dependendo da cilindrada, marca e modelo de sua motocicleta. Motores sem filtro de óleo requerem intervalos de manutenção mais curtos, e sistemas de lubrificação mais bem projetados podem adotar uma abordagem mais relaxada para os intervalos de manutenção. Quando o nível do óleo estiver baixo, também pode ser necessário adicionar óleo para garantir a segurança do motor. Dependendo do modelo da motocicleta, isso pode ser verificado por meio da vareta de nível de óleo, da tampa do tanque ou do visor de nível.
O óleo convencional ou multi-graduado geralmente é mais barato, mas se desgasta mais rapidamente com o tempo e requer intervalos mais curtos.
O óleo semissintético é uma mistura de óleos convencionais e óleos sintéticos que não degradam as mudanças tão rapidamente quanto o óleo convencional e geralmente é considerado o tipo ideal de óleo para a maioria das motocicletas.
O óleo totalmente sintético costuma ser mais caro, mas também é o mais resistente ao desgaste. Certifique-se de verificar o manual do proprietário para o tipo de óleo recomendado, pois o uso de um tipo ou outro pode afetar o desempenho do motor.
Filtros de Óleo
Os filtros de óleo e óleo são projetados para capturar todas as partículas que ficam alojadas no motor, que são principalmente pequenas partículas de metal. Os filtros de óleo devem ser trocados a cada intervalo de serviço do óleo do motor. Eles não precisam ser trocados entre os intervalos de serviço e, inversamente, os filtros de óleo não devem ser reutilizados quando óleo novo é derramado no motor. Certifique-se de usar o tamanho e a marca do filtro de óleo recomendados pelo manual do proprietário ou pelo fabricante e tome cuidado com os muitos filtros de óleo falsificados disponíveis no mercado.
Os filtros de óleo devem ser verificados a cada 2-3 e limpos nas trocas de óleo. Os filtros são projetados para capturar partículas maiores e podem não precisar ser substituídos a cada inspeção – isso depende do manual do proprietário e da recomendação da motocicleta. Os filtros devem ser limpos com um desengraxante ou limpador de freio, depois enxaguados com água e secos completamente antes de reinstalá-los no motor.
Líquido de refrigeração
O líquido de refrigeração da motocicleta deve ser trocado a cada 3-4 trocas de óleo do motor ou a cada 1-2 anos, dependendo dos hábitos de pilotagem. O líquido de arrefecimento degrada com o tempo, assim como o óleo do motor, mas em um ritmo mais lento, daí o intervalo de manutenção mais relaxado. No entanto, é importante garantir que esse fluido vital seja substituído a cada um ou dois anos de acordo com as especificações recomendadas pelo fabricante.
O nível do líquido de arrefecimento também deve ser verificado regularmente e pode ser verificado no tanque de enchimento da motocicleta, que geralmente fica ao lado. um dos para-lamas dianteiros será inspecionado. Se o nível do líquido de arrefecimento estiver abaixo da faixa aceitável, você deve reabastecer o líquido de arrefecimento exatamente com a mesma especificação do líquido de arrefecimento da sua motocicleta. Se você não tiver o líquido de arrefecimento necessário disponível, pode completar com apenas água destilada, mas deve enxaguar o líquido de arrefecimento e substituí-lo por fluidos novos logo depois.
Combustível
Abastecer com o combustível certo e a quantidade certa de combustível é importante porque você precisa garantir que sua bomba de combustível esteja sempre saturada com gasolina nova. Ao usar sua motocicleta, certifique-se de que a gasolina não tenha mais de 3 a 6 meses, caso contrário, é hora de lavar o tanque e abastecer com gasolina nova.
Combustível regular (RON 91) é o requisito mínimo em muitos países e contém o menor número de octanas. Mais adequada para motores de baixo desempenho que não possuem altas taxas de compressão ou dissipação de calor, a gasolina comum atende a uma necessidade e é mais barata por litro em comparação com os combustíveis premium e super premium. Além disso, também é mais comum, principalmente em áreas mais remotas.
O combustível premium e super premium (95-100 RON) usa índices de octanagem mais altos, enquanto o combustível mais barato usa índices de octanagem mais baixos. O índice de octanagem é uma medida de quão bem um determinado tipo de combustível é capaz de evitar a detonação do motor, causada por altas taxas de compressão do motor, entre outras coisas. Em geral, os motores refrigerados a ar não requerem combustíveis de alta octanagem e a maioria pode funcionar com gasolina comum, enquanto os motores refrigerados a água podem se beneficiar de combustíveis de alta octanagem. Por fim, a classificação correta de octanas para sua motocicleta depende da recomendação do fabricante. Se não tiver certeza de qual índice de octanagem você precisa, consulte seu revendedor ou faça uma pesquisa simples para descobrir o que é melhor.
Bomba de combustível e injetores
O sistema de injeção eletrônica de combustível (EFI) de sua motocicleta é responsável por abastecer o motor de maneira ideal com a ajuda de computadores e componentes eletrônicos. A manutenção regular do sistema EFI inclui a limpeza do injetor de combustível e a substituição do filtro de combustível. Com o tempo, as partículas de combustível podem se acumular no filtro de combustível e nos injetores, resultando em uma redução no desempenho do fornecimento de combustível. Portanto, essas peças são normalmente limpas e substituídas a cada 15.000 a 25.000 quilômetros. Outros componentes do sistema EFI, como bomba de combustível e linhas de combustível, só precisam ser substituídos se ou quando essas peças quebrarem. As bombas de combustível devem durar a vida útil de uma bicicleta, mas quando ela quebra, consertá-la ou substituí-la são suas opções.
Carburador
A manutenção do carburador normalmente inclui ajuste, limpeza e substituição da junta.
Como a mistura de combustível fornecida por um carburador é altamente dependente das condições climáticas e normalmente pode ser desafinada com mais frequência do que os sistemas EFI, o ajuste do carburador é recomendado a cada 5.000 quilômetros ou a cada 6 meses. Isso deve ser feito em uma oficina de serviço confiável ou no centro de serviço do fabricante.
A limpeza do carburador deve ser feita a cada 5.000 a 10.000 quilômetros ou a cada 6 meses a 1 ano. A limpeza do carburador produz resultados semelhantes aos da limpeza dos injetores em um sistema EFI e garante que o fornecimento de combustível seja ideal e desobstruído. E para saber mais e se manter informado sobre os seus automóveis, acesse https://fortebaterias.com/site/blog/
As trocas da junta do carburador, por outro lado, devem ser limpas a cada 2-3 trocas do carburador. Juntas saudáveis garantem que seu carburador não perca combustível ou ar, o que pode ser potencialmente problemático para a saúde do motor.
Velas de ignição
As velas de ignição devem ser substituídas a cada 5.000 a 15.000 quilômetros, dependendo dos requisitos do motor de sua motocicleta, seu estilo de pilotagem e a saúde do sistema de combustível. As velas de ignição geralmente têm três tipos diferentes: cobre, platina e irídio.
O cobre produz a faísca mais forte entre os três, mas também se desgasta mais rapidamente e requer intervalos de manutenção mais curtos.
A platina geralmente dura mais do que o cobre, e o irídio é o tipo de vela de ignição mais duradouro. Alternar entre os tipos de vela de ignição não prejudicará o desempenho do seu motor, desde que você instale a mesma especificação de vela de ignição recomendada pelo manual do proprietário.
As velas de ignição de cobre geralmente precisam ser substituídas a cada 3.000 a 5.000 quilômetros, as velas de platina a cada 5.000 a 10.000 quilômetros e as de irídio a cada 10.000 a 30.000 quilômetros. Novamente, os intervalos de substituição das velas de ignição conforme declarados no manual do proprietário seriam a fonte mais confiável de informações de serviço. Certifique-se de trocar suas velas de ignição regularmente para a especificação recomendada para manter o desempenho ideal.
Filtro de ar
Os filtros de ar da motocicleta devem ser substituídos a cada 5.000 km a 10.000 km, dependendo do uso ou do intervalo recomendado no manual do proprietário. Uma simples inspeção visual também pode ser realizada para determinar se o filtro de ar da motocicleta precisará ser substituído. O filtro de ar geralmente está localizado sob o assento e dentro da caixa de ar de admissão. Remova os parafusos ou porcas da caixa de ar para acessar o filtro de ar. Em geral, andar em ambientes sujos com uma quantidade significativa de partículas de ar exigirá trocas de filtro de ar com mais frequência. É por isso que motos sujas, motos esportivas duplas e motos de aventura geralmente têm um intervalo de manutenção menor em comparação com motocicletas somente de rua.
Os filtros de ar de papel são o tipo de filtro preferido no mercado, que geralmente é o que é fornecido com uma motocicleta da concessionária. Geralmente é muito acessível e produz bons resultados de desempenho para a motocicleta, porém, você precisará trocar esse tipo de filtro com mais frequência, além de jogar fora o elemento filtrante depois de gasto.
Os filtros de espuma geralmente permitem que uma quantidade maior de ar circule no sistema de admissão, mas também requerem limpeza e substituição com mais frequência. Os filtros de espuma permitem que o motor respire com mais facilidade, mas podem deixar entrar pedaços menores de detritos se expostos.
Os filtros de ar laváveis são os mais caros dos três e utilizam uma variedade de materiais sintéticos para reter a sujeira, bem como um filtro de ar de papel, mas são projetados para serem lavados a cada intervalo de serviço, a fim de reduzir a longo prazo custos de manutenção. Normalmente, esses filtros laváveis podem ser secos ou oleados, dependendo do fabricante. Dependendo do tipo também, você pode esperar diferentes métodos de limpeza, enquanto os filtros de óleo após a limpeza exigirão que você relubrifique o elemento do filtro.
Temporização e Folga da Válvula
Garantir o sincronismo adequado das válvulas e as folgas das válvulas permite que sua motocicleta absorva ar e combustível adequadamente enquanto bombeia a quantidade certa de gases de escape em tempo hábil. Os ajustes do sincronismo e das folgas das válvulas dependem muito do tipo de motor da motocicleta que você possui e do intervalo recomendado no manual de serviço.
Em geral, os ajustes de sincronização e folga das válvulas devem ser realizados a cada 5.000 a 15.000 quilômetros, ou quando um barulho de ruído no motor se tornar excessivo. O último pode ser diagnosticado simplesmente cobrindo o tubo de escape com uma toalha e ouvindo o movimento do motor. Se um som de tique-taque ou barulho for extremamente alto, suas válvulas precisarão ser ajustadas para temporização e/ou folga.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Motocicleta