Transforme seu Sorriso com a Endodontia: Muito Mais que um Tratamento de Canal
Os 4 Mitos Mais Comuns sobre a Endodontia que Você Precisa Desmascarar
A endodontia, comumente conhecida como tratamento de canal radicular, é uma forma de odontologia preventiva que pode salvar um dente danificado ou infectado. Infelizmente, existem muitos equívocos e mitos em torno da endodontia que podem impedir os pacientes de procurarem este tratamento benéfico.
Permita que nosso dentista desmascare alguns dos mitos mais comuns sobre endodontia:
Mito nº 1: O tratamento do canal radicular é doloroso.
Fato: O tratamento do canal radicular é um procedimento praticamente indolor graças às modernas técnicas de anestesia e sedação. A maioria dos pacientes relata sentir apenas um leve desconforto durante o procedimento e um pouco depois.
Mito nº 2: É melhor apenas extrair o dente.
Fato: Salvar o dente natural através do tratamento endodôntico costuma ser a melhor opção. A remoção do dente pode causar outros problemas dentários, como deslocamento dos dentes próximos, dificuldade para comer e falar e lesões do maxilar.
Mito nº 3: O tratamento de canal radicular causa doenças.
Fato: Não há evidências científicas de que liguem o tratamento endodôntico a doenças sistêmicas, como doenças cardíacas , derrame ou câncer. O oposto é verdadeiro – o tratamento do canal radicular pode prevenir a propagação da infecção e proteger a sua saúde geral.
Mito nº 4: O tratamento do canal radicular exige várias consultas.
Fato: A maioria dos tratamentos de canal radicular pode ser concluída em uma ou duas consultas. Em alguns casos, pode ser necessária uma consulta de acompanhamento para garantir que a infecção seja eliminada e que o dente esteja cicatrizando melhor. Se você precisar de tratamento odontológico de emergência , também podemos oferecer isso!
Mito nº 5: O tratamento de canal radicular é apenas para adultos.
Fato: O tratamento endodôntico pode ser realizado em pacientes de todas as idades, inclusive crianças. Salvar um dente de leite danificado ou infectado pode ajudar a manter espaço para que o dente permanente entre corretamente e causar implantes dentários em Belo Horizonte.