Como funciona a indústria da construção: um guia para iniciantes

As plataformas de gerenciamento podem ajudar a domar o caos e trazer organização para todas as partes móveis. Este artigo irá guiá-lo através do processo de construção e como você pode usar plataformas de fluxo de trabalho online para fazer música bonita (e evitar ultrapassar o orçamento e o tempo).

Quer saber mais informações acesse http://caixaforte.ind.br/produtos. A capacidade de liderança para transformar a organização de acordo com a dinâmica do mercado de força é essencial para o sucesso sustentado na indústria da construção. Além disso, a capacidade dos líderes de motivar a força de trabalho interna e de se comunicar com uma equipe de projeto diversificada é um desafio para os indivíduos desenvolverem suas habilidades de comunicação. Para entender o significado da liderança na indústria da construção, devemos primeiro entender o que são líder e liderança e como eles são formados.

O que é um processo de construção

Você recebe o lance, segue os planos, termina o trabalho. Qual é o grande problema de um processo de construção? Tudo se resume a ter um plano versus seguir o plano. Você não jogaria seus projetos no lixo com um encolher de ombros e diria: “Sim, acho que entendi a essência”. Seguir o plano torna a construção mais rápida e menos dispendiosa.

Você pode dividi-lo em 6 partes principais:

  • Concepção
  • Projeto
  • Pré construção
  • Compras
  • Construção
  • Pós-construção

O processo faz sentido se você der um passo de cada vez. Mas organizar (e ver) tudo em um só lugar é essencial para não ficar sobrecarregado ou perder a floresta pelas árvores. É aí que entram as plataformas de fluxo de trabalho digital. O líder também deve compartilhar sua experiência e habilidade com os participantes do grupo para ajudá-los a ter sucesso.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Quais são as 6 etapas de um processo de construção

Pense nas 6 etapas de um processo de construção como armários de arquivo. Cada armário contém algumas pastas. Da mesma forma, cada etapa do processo de construção contém muitas etapas menores. Vamos derrubá-los.

Concepção (também conhecido como planejamento e desenvolvimento)

Planejamento e desenvolvimento, às vezes chamado de concepção do projeto , é o início do processo de construção. É quando um cliente sonha com o edifício ou instalação que deseja. A concepção é a fase em que as ideias são mais fluidas, mas (talvez paradoxalmente) também cria a base do processo de construção.

Tudo deve ser feito com cuidado para garantir uma construção bem-sucedida posteriormente. Partes desta etapa incluem encontrar uma propriedade para a construção, pré-projetos conceituais iniciais e escolher um arquiteto e possivelmente um empreiteiro geral. A qualidade de seu trabalho mostra esse uso da ética que envolve honestidade, justiça, confiança, justiça e equidade, entre outros.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Projeto

O processo de design é onde os sonhos impossíveis (ou pelo menos impossivelmente caros) do seu cliente encontram o que é realmente factível. Uma vez que você de alguma forma conseguiu ser realista sem destruir as esperanças e sonhos de seu cliente, planos ou um projeto são elaborados. Pela primeira vez, você pode ver como o projeto ficará quando estiver concluído… depois de enfrentar mais uma rodada de desafios. Ficou interessado? Acesse http://caixaforte.ind.br/contato.

Como os 12 trabalhos de Hércules, você ainda tem obstáculos para superar. Depois que um projeto preliminar é elaborado, você precisa superar restrições e regulamentações adicionais para atender às ideias “extras” do cliente. Por exemplo, padrões de certificação verde para um edifício verde.

Esses materiais de licitação são conjuntos de informações chamados de documentos do empreiteiro (às vezes, documentos de construção ou desenhos de trabalho) que fornecem aos empreiteiros e empresas de construção as informações necessárias para licitar o projeto.

 Pré-construção

Agora entramos na pré-construção. Esta é a fase de “preparar-se para começar a construir”. Você aceitou uma oferta de uma construtora ou empreiteiro e disse a eles para iniciar o projeto. Agora, o empreiteiro geral começa a colocar seus patos em fila.

Esta equipe de projeto inclui:

  • Um administrador de contrato — Garante que o gerente de projeto e o superintendente tenham as informações corretas sobre o contrato de construção.
  • Um gerente de projeto — O chefe da equipe de gerenciamento de projetos de construção . Pode ser chamado de gerente de projeto de construção ou gerente de construção.
  • Um superintendente — Coordena todas as atividades de construção no local, bem como os cronogramas de trabalho e entregas de materiais/equipamentos. Geralmente vive de café e cigarros.
  • Um engenheiro de campo — Gerencia e coordena a inspeção do local, questões ambientais do local e questões históricas e arqueológicas do local. O engenheiro de campo garante que a segurança e os regulamentos sejam seguidos à medida que o projeto avança.

Manter a equipe de gerenciamento de projetos unida tem que acontecer para que seu projeto de construção tenha sucesso. Nesta etapa do processo, as plataformas de construção que ajudam os membros da equipe a colaborar facilmente e coordenar os cronogramas são extremamente úteis e economizam tempo.

Aquisição

Em seguida é a aquisição, que é a etapa mais direta no processo de construção. A aquisição é simplesmente a compra (ou aluguel) de todo o material necessário para o projeto de construção. Como comprar mantimentos para cozinhar uma refeição, você precisa de todos os ingredientes e de alguém para usá-los.

Na construção, isso significa encontrar mão de obra, equipamentos e materiais de construção. É aqui que os horários podem realmente ficar amarrados. Você tem muitos cronogramas de entrega variados e muitos fornecedores que você precisa fazer malabarismos para que os materiais certos cheguem às mãos das pessoas certas nos momentos certos.

Este setor se concentra na educação e experiência do líder e dos membros do grupo para colocar pessoas iguais entre si. Isso ajuda a criar harmonia e confiança entre os membros, o que, por sua vez, ajuda na conclusão bem-sucedida de um trabalho.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Construção

Tudo bem, estamos prontos para realmente construir algo? Hora de cavar a terra, despejar um pouco de concreto, dobrar alguns vergalhões e acender o soldador. Agora, o projeto finalmente passa do papel (ou mais precisamente, um desenho CAD) para o mundo físico.

Mas, esta etapa tem mais partes de trabalho e prazos para coordenar. Cada empreiteiro e subempreiteiro envolvido deve ser pontual e seguir os planos para que as coisas funcionem. Organização e comunicação são vitais aqui, ou você pode ter alguém construindo um telhado antes que a fundação seja despejada.

É na fase de construção que realmente incentivamos nossos clientes a usar ferramentas de gerenciamento de processos digitais. Criar fluxos de trabalho de projeto para cada equipe e etapa do processo é essencial, mas (quando você tem tantas dependências quanto na fase de construção) é ainda mais necessário manter tudo funcionando sem problemas.

Pós-construção

Tudo está construído, mas você ainda não terminou. Agora você tem que inspecionar tudo. A lista de verificação final, chamada de lista de pendências do projeto, deve ser assinada antes que o cliente se mude. Essa inspeção passo a passo final verifica se tudo foi finalmente concluído corretamente. Em seguida, o arquiteto emite um certificado de conclusão substancial.

Mas espere, tem mais! Agora, os funcionários do governo entram em ação e todos roem as unhas enquanto a inspeção final do governo é feita. Somente quando a inspeção final do governo estiver concluída, você estará realmente pronto. Hora de desligar tudo e mandar todos para casa.

Fonte: http://caixaforte.ind.br/categoria-blog/construcao-civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *