- Bairro da Lagoa
Além de o bairro da Lagoa ser o bairro mais exclusivo da afluente Zona Sul, é o terceiro bairro mais caro de toda a América do Sul. Também abriga uma grande lagoa conhecida como Lagoa Rodrigo de Freitas.
A trilha de seis quilômetros que circunda a lagoa é um local popular para corredores e ciclistas. Cafés e restaurantes ao ar livre ao longo da costa oferecem vistas deslumbrantes da lagoa e das praias mais além.
- Estádio do Maracanã
O futebol (ou futebol) é de longe o esporte mais importante do Brasil e o Estádio do Maracanã é um dos principais marcos do Rio. Outrora o campo de futebol com maior capacidade do mundo, podia acomodar quase 200.000 pessoas quando foi inaugurado em 1950.
Atualmente, a capacidade foi reduzida devido a considerações de segurança e à introdução de assentos para todos os torcedores. Foi parcialmente reconstruído em preparação para a Copa do Mundo de 2014 e atualmente tem capacidade para 80.000 espectadores, tornando-se o maior estádio da América do Sul.
- Parque Nacional da Tijuca
Uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Nacional da Tijuca abrange uma vasta área de terreno predominantemente montanhoso. Os visitantes podem caminhar até o pico mais alto do Rio, o Pico da Tijuca, para vistas deslumbrantes da Baía de Guanabara e da cidade abaixo.
Quase destruída no início de 1800 pela invasão das plantações de café, grande parte da floresta foi replantada manualmente com até nove milhões de árvores na segunda metade do século. As atrações incluem a Capela Mayrink, com murais do famoso pintor neorrealista brasileiro Cândido Portinari, e a cachoeira Cascatinha, com 30 metros de altura.
- Bairro da Lapa
O bairro da Lapa, no centro do Rio, conhecido como Centro, já foi o bairro da luz vermelha da cidade. Hoje a área é conhecida por sua vida noturna vibrante. Repleto de bares de samba e choro, música e dança se espalham pelas ruas nas noites de fim de semana.
A maior parte da arquitetura do bairro remonta ao século XIX, proporcionando um cenário pitoresco para todas as festividades. É o lugar perfeito para encontrar amigos e cariocas para provar a culinária local e experimentar a caipirinha, o coquetel nacional feito com cana-de-açúcar e aguardente de limão. Escadaria Selarón, uma série de escadarias famosas que ligam os bairros da Lapa e Santa Teresa.
Empoleirado em uma colina com vista para o porto da cidade, o bairro de Santa Teresa convida os visitantes a voltar no tempo e experimentar a elegância desbotada do Rio
A região escapou do desenvolvimento até 1896, quando foi construído um aqueduto que ligava o bairro à cidade. O distrito foi um paraíso para artistas, músicos e escritores no século 20 e, embora clubes e butiques da moda tenham ultrapassado o bairro, ele ainda mantém uma atmosfera amigável de colônia de artistas.
O último bonde remanescente da cidade, o Bonde de Santa Teresa, costumava ser uma atração turística popular no Rio de Janeiro, mas foi fechado após um grave acidente na rota.
- Jardim Botânico Localizado a oeste do bairro da Lagoa, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro ou Jardim Botânico abriga mais de 8.000 espécies de plantas. Construído no início do século 18, o jardim apresenta muitos espécimes maduros, incluindo avenidas de palmeiras altas.
Os visitantes lotam o parque para ver as 600 espécies de orquídeas. O jardim inclui vários monumentos, fontes e recursos, incluindo um jardim japonês, um lago de lírios e o novo Museu Ambiental, que apresenta exposições relacionadas ao meio ambiente.
- pão de açúcar
Erguendo-se 400 metros acima da foz da Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar é um monólito de quartzo e granito que os visitantes podem subir através de um teleférico com paredes de vidro conhecido como teleférico ou teleférico.
O teleférico parte a cada 20 minutos da base do Morro da Babilônia e vai até o topo do Morro da Urca. De lá, os visitantes podem pegar um segundo teleférico até o topo da montanha.
- Ipanema
A praia que ficou famosa na Bossa Nova Garota de Ipanema na década de 1960 ainda é um dos pontos turísticos mais populares do Rio hoje. Uma extensão longa e curva de areia branca e macia e ondas ondulantes, Ipanema rotineiramente lidera as listas das melhores praias do mundo ano após ano. A praia é cercada por uma rede bem organizada de lojas, cafés e restaurantes, bem como uma variedade de galerias de arte, teatros e clubes.
Ipanema está localizada na elegante Zona Sul ou Zona Sul entre as praias de Copacabana e Leblon. Postes ou estacas marcam a praia em seções, e diferentes tipos de pessoas se reúnem em cada seção. As famílias preferem a seção entre o posto 11 e 12, enquanto a área no posto 9 atrai banhistas dedicados e artistas freelance.
- Copacabana
Separada de Ipanema a oeste pela praia do Arpoador, popular entre os surfistas, Copacabana tem uma vibração mais ativa do que sua vizinha igualmente famosa. Os cariocas, conhecidos como cariocas, sempre parecem ter um jogo de futebol ou vôlei à mão, e os vendedores barulhentos vendem suas bebidas e lanches nos quiosques que margeiam a praia.
O Forte de Copacabana, base militar com museu de guerra aberto ao público, fica em uma das extremidades da praia. No trecho de praia em frente ao forte, os pescadores põem à venda suas capturas matinais.
Visitantes e cariocas adoram passear pelo calçadão que margeia a praia de 4 km de extensão. Originalmente construída na década de 1930, a passarela apresenta um desenho ondulado de pedras pretas e brancas. Dentro do calçadão estão lotados hotéis e apartamentos de vários andares.
- Cristo Redentor
No alto do Corcovado, com 710 metros de altura, a estátua do Cristo Redentor ergue-se de braços estendidos e contempla serenamente a cidade. A construção da estátua começou em 1922, no auge do movimento Art Deco, e acredita-se que a estátua de concreto e pedra-sabão seja a maior estátua projetada desse tipo no mundo.
A maioria dos visitantes pega uma ferrovia de cremalheira vertical a pé para chegar ao cume. De lá, os visitantes do monumento tiveram que subir centenas de degraus para chegar ao topo. Hoje, elevadores e escadas rolantes estão disponíveis para encurtar a viagem.