Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Seu filho
18/09/2017 Você cuida dos dentes do seu filho?

Os primeiros dentinhos, geralmente, surgem a partir dos seis meses de vida. Mas isso não é uma regra, podendo variar de criança para criança. Depois do nascimento dos primeiros dentes, que costumam ser os frontais de baixo, é preciso intensificar a limpeza e adotá-la como hábito na vida do seu filho.

Você cuida dos dentes do seu filho?

“Logo que o bebê nasce é importante iniciar a higiene bucal do mesmo com o auxílio de gaze ou fralda de pano embebida em água filtrada para remover resíduos de leite. Após o surgimento do primeiro dentinho, a gaze ou fralda deve ser substituída por uma dedeira de silicone. Ela pode ser utilizada apenas com água ou com uma pasta de dentes sem flúor”, explica a cirurgiã-dentista e clínica geral Celia Duran.

Aliás, o uso da pasta de dentes com flúor é uma dúvida bastante comum entre os pais. A dentista explica que apenas depois dos quatro anos, quando a criança já possui a capacidade de cuspir todo o excesso após a escovação, é recomendável o uso do flúor.

E mamadeira antes de dormir favorece o surgimento de cáries? Duran afirma que a mesma não deve e não há necessidade de ser adoçada. O costume de dormir mamando deve ser evitado e a higiene bucal deve ser realizada sempre após a ingestão da bebida, seja um suco ou leite.

Momento prazeroso

Tornar a hora da escovação uma diversão é importante para que a introdução do hábito ocorra o mais cedo possível. Duran recomenda o uso de escovas coloridas, com personagens, pastas de dentes sem flúor e com gosto agradável, além de deixar as crianças brincarem sozinhas com as escovas.

“Mas é importante que, até os 10 anos de idade, as escovações sejam feitas por um adulto. É preciso estimular a criança a limpar os dentinhos e leva-la ao odontopediatra o mais cedo possível, de preferência até os dois anos, para que se crie o hábito de ir ao dentista também”, diz.

O odontopediatra avalia a deglutição, respiração e posicionamento dentário, muito importante para uma saúde bucal saudável na vida adulta. De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria, uma visita anual é o suficiente para uma criança com boa escovação.

Lembre-se de trocar a escova do seu filho a cada três meses ou menos e o recomendável é fazer de duas a três escovações diárias, sempre após as principais refeições. Se a criança consumir algo com muito açúcar também é bom escovar depois. Já o uso do fio dental varia de acordo com a proximidade entre os dentes: se forem muito grudados, é melhor utilizar uma vez por dia. Caso sejam afastados, não precisa passar.

continue lendo
Telefones úteis