Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Seu filho
25/09/2017 Mochila pesada demais: quais os riscos para crianças e adolescentes?

Caderno, livro, estojo... Ponha isso no plural, acrescente outros materiais de apoio, talvez até a merenda e, pronto, temos na mochila o que os estudantes costumam levar para escola todo dia e, mais que isso, um problema: o excesso de peso.

Mochila pesada demais: quais os riscos para crianças e adolescentes?

Especialistas acreditam que, frequentemente, crianças e adolescentes carreguem até 10 quilos em suas mochilas. A consequência, segundo eles, pode ser dores musculares e nas articulações, no pescoço e nos ombros. Manter o excesso de peso no longo prazo pode causar problemas posturais.

O peso correto da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Além disso, crianças e adolescentes que carregam mochilas pesadas devem fazer alongamentos e trabalho de reeducação postural, de modo que a musculatura consiga suportar maior carga. Outra dica é manter a postura reta.

Outra recomendação importante diz respeito à escolha da mochila. O ideal é que ela seja acolchoada, ter duas alças largas para os ombros e tiras abdominais que a mantenham próxima ao corpo. Mochilas com vários compartimentos e com cinto abdominal também são recomendadas.

Escolhido o modelo, é preciso atenção no ajuste da mochila. Ela precisa ser proporcional ao tamanho da criança ou do adolescente e ao utilizar é importante usar as alças nos dois ombros. Além disso, a mochila não pode ficar abaixo da nádega, mas terminar pelo menos uns cinco centímetros acima.

Uma opção interessante são as mochilas com rodinhas, mas é preciso ter cuidado com a alça do carrinho que deve estar a uma altura apropriada. As costas devem estar retas ao puxá-la. É importante observar também o percurso a ser feito, se hpuver escada e desnível, em vez de facilitar vira um empecilho.

continue lendo
Telefones úteis