Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Cuide da sua mente
18/09/2017 Meditação: controlar a mente e cuidar da saúde

Correria, preocupações, obrigações... Estresse. Difícil achar que não passe por isso. E é cada vez mais comum, também, casos de adoecimentos psicológicos. Se a rotina moderna explica, uma prática milenar pode ser a solução. Meditação. Você já deve ter ouvido falar, mas sabia que esta prática já chegou ao Sistema Único de Saúde (SUS)?

Meditação: controlar a mente e cuidar da saúde

A palavra meditar tem origem no latim mederi, que significa “tratar, curar, dar atenção médica a”. Meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção. Sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientais.

Trocar a euforia pela calmaria, descansar mente e corpo e controlar a emoção são alguns dos benefícios da meditação, que ainda estimula a concentração e reduz a depressão e a hiperatividade. E, sabe o que é o melhor desta técnica? Qualquer pessoa pode fazer.

Qualquer pessoa mesmo! Embora a meditação seja considerada um processo de tratamento e de cura, ela é indicada também para quem não tem nenhum problema ou doença. Os benefícios são gradativos, não são de uma sessão para outra, mas podem ser significativos. O principal deles, dizem os praticantes, é o autoconhecimento.

Conforme o consultor técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Daniel Amado, explicou ao Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, a meditação, ao atuar como ferramenta de conhecimento das próprias emoções, do controle do estresse e do autoconhecimento, gera benefícios como o controle da hipertensão arterial, da ansiedade, depressão, inclusive de dor crônica.

De acordo com o consultor, pesquisas têm apontado que um praticante frequente de meditação também adquire outros hábitos saudáveis. O praticante costuma se preocupar mais consigo, perceber as coisas que lhe fazem mal e adotar práticas de alimentação saudável e de atividade física.

Desde março de 2017, a meditação e outras técnicas que promovem a saúde, e assim evitando doenças, passaram a compor o rol de serviços oferecidos pelo SUS. Isso, graças à portaria do Ministério da Saúde, responsável pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Benefícios da Meditação

- Reduz a ansiedade
- Combate a depressão e o estresse
- Melhora na qualidade do sono
- Evolução na concentração, atenção e memória
- Melhora a respiração

continue lendo
Telefones úteis