Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Alimentação
24/07/2017 Qual é a melhor opção: pão francês ou tapioca?

Trocar o pão francês pela famosa tapioca tem sido uma atitude recorrente de quem procura perder peso e manter uma alimentação saudável. Mas tal substituição deve ser pensada com inteligência, uma vez que os dois são fontes de carboidratos e contêm alto índice glicêmico. Isso significa que são absorvidos rapidamente pelo organismo.

Qual é a melhor opção: pão francês ou tapioca?

“A diferença é que a tapioca não contém glúten, mas se compararmos os dois, ambos são pobres em micronutrientes. O recheio deve ser sempre saudável, como um queijo minas ou ovo mexido, além de acrescentar a chia para ajudar a diminuir o alto índice glicêmico da tapioca”, explica a nutricionista Elaine Sahium.

Uma unidade de 50g de pão francês tem 150 calorias, enquanto a mesma medida de fécula de mandioca hidratada (encontrada no mercado para o preparo em casa) tem 117 calorias.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, o ideal é ter variedade nas refeições para não cair na monotonia. Por este motivo, é bom incluir também o pão integral, rico em fibras.

continue lendo
Telefones úteis