Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Vigilância em Saúde
Vigilância Sanitária
Denúncia
Vigilância Sanitária
Denúncia

A vigilância sanitária é uma área da saúde pública que tem como missão proteger e promover a saúde da população coordenando e executando ações que visam à prevenção e o controle dos riscos relacionados a produtos e serviços de interesse à saúde e ao meio ambiente. Com o objetivo de oferecer um canal de comunicação para a população denunciar e reclamar sobre produtos e/ou serviços de interesse à saúde à Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA), disponibilizamos a página de Denúncias.

 

Ações de Vigilância Sanitária

A Resolução SES nº 1058, de 06 de novembro de 2014, define as competências e ações de Vigilância Sanitária no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

 

Vigilâncias Sanitárias Municipais

Entre em contato com a vigilância sanitária do seu município para denúncias ou reclamações relacionadas a:

 

Supermercados,
Bares e Restaurantes
Estabelecimentos
comerciais
Salão de
embelezamento
Indústria de
alimentos
       
Fumo Consultórios e clínicas
sem internação
Drogarias e
farmácias
Terrenos abandonados
e congêneres

 

VEJA AQUI O CONTATO DAS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS MUNICIPAIS

 


 

Vigilância Sanitária Estadual

Entre em contato com a Vigilância Sanitária Estadual no caso de denúncias ou reclamações relacionadas a:

Unidades hospitalares e clínicas com internação*
 

Terapia renal**: clínicas de terapia renal substitutiva e unidade móvel de terapia renal substitutiva
 

Unidades de transplantes, células e órgãos
 

Serviços intra-hospitalares*** de: Laboratórios de Análises Clínicas, Pesquisa e Anatomia Patológica Posto de Coleta de Laboratório de Análises Clínicas, Serviço de Radiodiagnóstico Médico, Serviço de Imagem, Radiodiagnóstico Odontológico; Unidade Odontológica Hospitalar; Farmácias Privativas de Unidades Hospitalares ou Congêneres
 

Hemoterapia: Hemocentros, Núcleo de Hemoterapia, Unidade de Coleta e Transfusão, Unidade de Coleta Móvel ou Fixo, Agência Transfusional, Central de Triagem Laboratorial de Doadores
 

Banco de células, tecidos e órgãos: Centro de Tecnologia Celular, Laboratório de Células Progenitoras Hematopoiéticas e Congêneres
 

Serviço de Radioterapia e Medicina Nuclear
 

Indústrias de produtos farmacêuticos; de insumos farmacêuticos; de produtos saneantes; de cosméticos, perfumes e produtos de higiene
 

Indústrias de produtos para a saúde (correlatos): ótica, material e equipamentos óticos, aparelhos e produtos usados em medicina, ortopedia, odontologia, enfermagem, educação física, embelezamento ou correção estética (correlatos)
 

Empresas e unidades de processamento de material médico-hospitalar
 

 

* As denúncias e reclamações referentes a Unidades Hospitalares e Clínicas com internação públicas (Municipais e Federais) localizadas no município do Rio de Janeiro serão apuradas pela vigilância sanitária municipal.

As denúncias e reclamações referentes a todas as Unidades Hospitalares e Clínicas com internação localizadas no município de Macaé serão apuradas pela vigilância sanitária municipal.

** As denúncias e reclamações relacionadas à atividade de Terapia Renal Substitutiva e de Unidade Móvel de Terapia Renal Substitutiva localizadas no município do Rio de Janeiro serão apuradas pela vigilância sanitária municipal.

*** As denúncias e reclamações relacionadas a Serviços intra-hospitalares localizados nos municípios do Rio de Janeiro e Macaé serão apuradas pela respectiva vigilância sanitária municipal.

 

Contato com a Vigilância Sanitária Estadual

ACESSE O FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO OU QUEIXA
DE ASSUNTOS RELACIONADOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL

 

Acompanhamento das Denúncias ou Reclamações

O cidadão ao efetuar uma denúncia ou reclamação receberá um número de protocolo de atendimento para o acompanhamento, exceto quando se tratar de denúncia anônima. Após a apuração e conclusão, o Setor de Denúncias entrará em contato denunciante para informar o resultado da apuração, através de e-mail ou telefone. No caso de denúncia ou reclamação por carta, sugerimos informar e-mail ou telefone para entrarmos em contato.

Telefones úteis