Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Vigilância em Saúde
Vigilância Sanitária
Cidadão
Você Sabia
Vigilância Sanitária
Você Sabia
11/05/2017 Você sabe lavar as mãos? Atualmente, programas que enfocam a Segurança do Paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema da higiene das mãos

Você sabe lavar as mãos?

Apesar de se um hábito básico, higienizar as mãos é uma ação que, na correria de todo dia, acaba sendo ignorada. Não deveria! No dia a dia, a lavagem de mãos previne, por exemplo, uma diarreia que muitas vezes é causada por falta de higiene na hora de tocar os alimentos, especialmente após ir ao banheiro. Por isso, lavar as mãos de forma adequada durante o preparo das refeições e antes de se alimentar é fundamental.

Assim como as pessoas comuns, os profissionais de saúde também precisam fazer deste um hábito rotineiro. Em um único dia, cada profissional de saúde interage com dezenas e até centenas de pacientes. É nesses momentos que a mão do profissional pode se transformar em um veículo condutor de doenças. A prática é tão importante que foi adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma bandeira de combate à infecção hospitalar.

Não por acaso, o Dia Mundial de Higienização das Mãos deste ano, celebrado em 5 de maio, teve como lema “A luta contra a resistência microbiana está em suas mãos”. Com a campanha, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende conscientizar sobre a importância da higienização das mãos nos cuidados de saúde. Atualmente, programas que enfocam a Segurança do Paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema da higiene das mãos.

5 momentos para higienizar as mãos em serviços de saúde

• Antes de tocar o paciente
• Antes de realizar procedimento limpo
• Após exposição a fluidos corporais
• Depois que tocar o paciente
• Sempre depois que tocar superfícies próximas ao paciente

Veja como higienizar as mãos corretamente.

Telefones úteis