Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Vigilância em Saúde
Vigilância Sanitária
Cidadão
Dicas
Vigilância Sanitária
Dicas
14/03/2017 Alimentação saudável ajuda a prevenir doenças Sempre que for possível, recomenda-se também o consumo de alimentos orgânicos e/ou certificados pelo governo

Alimentação saudável ajuda a prevenir doenças

Preferir “comida de verdade” aos embutidos e congelados é uma escolha saudável que contribui na prevenção do câncer e doenças crônicas não transmissíveis. Por isso é tão importante consumir frutas, legumes e verduras (FLVs) regularmente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de pelo menos 400 g/dia destes alimentos para que se tenha um ganho nutricional considerável.

A prevenção de tais doenças está associada à presença de fibras e agentes fitoquímicos que atuam como antioxidantes naturais no organismo, como por exemplo, o licopeno presente no tomate e o resveratrol presente na uva. Além de, claro, outros componentes já conhecidos e que fazem bem à saúde.

Sempre que for possível, recomenda-se também o consumo de alimentos orgânicos e/ou certificados pelo governo. Outra dica importante é preferir alimentos da “época” (safra), pois estes recebem uma menor carga de agroquímicos.

Telefones úteis