Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Home
Obesidade
Dicas
Faça uma horta comunitária 18/08/2016 Faça uma horta comunitária Verduras, legumes e frutas, além de serem alimentos perecíveis – que estragam mais rápido – estão com o preço em alta. Mas não precisa ser assim

 A comida industrializada é a grande vilã de uma alimentação saudável. Os preços mais em conta e a maior durabilidade dos alimentos são os principais motivos para a grande quantidade de pessoas escolherem pelo consumo deste tipo de alimento. Verduras, legumes e frutas, além de serem alimentos perecíveis – que estragam mais rápido – estão com o preço em alta. Mas não precisa ser assim.

Já pensou em fazer uma horta? A dica pode parecer complicada, mas pode dar muitos frutos.

1. Converse com seus vizinhos e com pessoas da sua comunidade
 
Fale sobre os benefícios econômicos e para a saúde de fazer uma horta comunitária. Junte um grupo de interessados e vá fundo.
 
2. Encontre o espaço ideal para  a sua horta.
 
O melhor local para fazer uma horta é em um terreno plano e ensolarado. 
 
3. Subsídios
 
Cheque se a prefeitura de sua cidade disponibiliza semente ou ferramentas ou até mesmo se fornecem instrutores para as ensinar as técnicas básicas. Algumas ONGs também ajudam os novos agricultores.
 
4. Liberdade para plantar
 
É importante que cada participante tenha liberdade para escolher o que será plantado em seu espaço. 
5 .     Tenha regras
 
Nas hortas comunitárias planejamento é importante. Crie escalas que determinem dia e horários e responsáveis por regar as plantas. Limpeza e plantio também devem ser muito bem organizados. 
 

 

Telefones úteis