Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Anticoncepcionais: fique atenta aos riscos e cuidados 10/05/2017 Anticoncepcionais: fique atenta aos riscos e cuidados Se há o risco de reações, sejam elas leves ou sérias, é importante que as mulheres se informem e procurem um médico

Todo medicamento pode causar reações adversas. O mesmo acontece com os anticoncepcionais orais. Náuseas, enxaqueca, dor nas mamas, alterações de humor e inchaço são algumas das reações mais comuns e esperadas para esse tipo de medicamento. Problemas mais graves como trombose, embolia pulmonar, infarto e AVC também podem ocorrer, mas de forma mais rara.

Se há o risco de reações, sejam elas leves ou sérias, é importante que as mulheres se informem e procurem um médico. Antes do início do uso de qualquer contraceptivo, o médico deve realizar uma análise minuciosa do histórico individual da mulher, seu histórico familiar e um exame físico. O médico poderá identificar possíveis fatores de risco que fazem com que o uso de medicações contraceptivas seja contraindicado.

Cigarro

O hábito de fumar aumenta o risco de efeitos colaterais cardiovasculares sérios decorrentes do uso de medicamentos contraceptivos, principalmente em mulheres com mais de 35 anos de idade. Mulheres que tomam contraceptivos orais devem ser firmemente aconselhadas a não fumar.

Telefones úteis