Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Como falar sobre sexo os filhos? 23/08/2016 Como falar sobre sexo os filhos? Quando o assunto é sexo, nem sempre é fácil fazer a conversar fluir, mas é importante achar formas de tratar do assunto com os filhos. Confira algumas dicas!

Se para muitos sexo ainda é tabu, natural que falar sobre o assunto com os filhos seja difícil. O que falar? Como falar? São apenas algumas das dúvidas que fazem com que muitos pais fujam ou adiem esta conversa. Mas educação sexual é importante e, por isso, listamos cinco dicas para você começar a falar sobre sexo com seus filhos. Confira!

1 - Responda às dúvidas de seus filhos com clareza e naturalidade

Não precisa ter vergonha. Sexo é, antes de tudo, algo natural. Se mostrar envergonhado ou incomodado com a assunto pode fazer com que os filhos também tenham este tipo de comportamento, não tirando dúvidas, não se informando e não entendendo sua própria sexualidade. Não precisa inventar histórias e nem ir muito além, responda ao que for perguntado e fale sempre a verdade e de forma natural.

2 - Não existe tempo certo para falar de sexo

Por mais que você pense e se planeje para falar de sexo com seus filhos, quem vai ditar o tempo são eles. Respeite o tempo deles!

3 - Dê abertura para que eles apresentem dúvidas

É importante que seus filhos vejam em você alguém com quem eles possam conversar. Para isso, respeito e transparência são fundamentais. Não fuja, por exemplo, de temas tabus.

4 - Não deixe de falar sobre sexo seguro e DSTs

Ao conversar com seus filhos, não esqueça falar sobre sexo seguro. É importante que eles saibam quais são as formas e métodos de se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e de evitar uma gravidez não planejada.

5 - Lembre de respeitar o outro sempre

Educar seus filhos sobre sexo é antes de mais nada ensiná-los a respeitar a si mesmos e aos outros.

Telefones úteis