Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria Geral
Educação em Saúde
Educação Permanente em Saúde
Documento Orientador
Educação em Saúde
Documento Orientador
Documento orientador para implementação estadual da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde - PNEPS

1. APRESENTAÇÃO

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, instituída pela Portaria Ministerial nº 198/2004, lança luz sobre os processos de formação e qualificação dos profissionais de saúde do SUS, com foco na produção de conhecimento, visando à reflexão e transformação das práticas de atenção e de gestão no campo da saúde pública do país.
No âmbito do governo estadual, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), a área responsável pela condução da referia política é a Superintendência de Educação em Saúde (SEDS), atualmente vinculada a Subsecretaria Geral (SUBG).
A Superintendência vem se debruçando principalmente no fortalecimento dos processos de formação e qualificação dos profissionais de saúde estaduais e municipais, além de apoio às ações desenvolvidas pelas regiões de saúde.
Os processos de formação e qualificação se dão por meio da residência médica e multiprofissional nas unidades de saúde estaduais, estágios obrigatórios, em parceria com instituições de ensino, além de capacitações direcionadas aos profissionais com vínculo estadual e por vezes, aos profissionais com vínculos municipais.
Os principais canais de apoio e assessoria, no que tange a Educação em Saúde no estado, são a Comissão de Integração Ensino Serviço Estadual (CIES Estadual) e as 9 Comissões de Integração Ensino Serviço Regionais (CIES Regionais) – instituída 1 para cada região de saúde do estado.
A necessidade de elaboração deste documento foi identificada no processo de formulação, condução e implementação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado do Rio de Janeiro, em seus municípios e nas regiões.
Diante desse desafio, este documento apresenta informações importantes aos gestores, objetivando subsidiá-los no processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no estado do Rio de Janeiro.


Desejamos a todos uma BOA LEITURA !!!


BAIXE O ARQUIVO COMPLETO: Documento Orientador PNEPS

Telefones úteis